Sem categoria

Conservadorismo pastiche

por Wellington Lima Amorim


O neoconservadorismo virou moda na civilização ocidental, seja nos EUA, Itália, Hungria, Polônia, Filipinas, Israel etc. Independentemente de onde tenha surgido ou se desenvolvido o chamado neoconservadorismo, este age e se movimenta de forma semelhante ao fascismo:

a) Ataques à imprensa, ameaçando a liberdade de expressão;

b) Profundo desprezo pela Ciência contemporânea;

c) Nacionalismo exacerbado;

d) Desenvolvimento insustentável;

e) Militarização da Educação;

f) Personalismo.

Enfim, todos seguem a mesma cartilha e práticas populistas! Na verdade uma extrema Direita burra e autoritária. Por isso, é um erro dizer que o atual governo no Brasil é conservador. O autoritarismo nunca foi uma novidade neste continente, mas afirmar que o Bolsonaro e seus aliados são conservadores é uma agressão à inteligência. Cabe indagar: o que é isto o conservadorismo? Digo enfaticamente: Bolsonaro nunca leu Edmundo Burke, David Hume, Roger Scruton e Adam Smith!

Sua referência é Olavo de Carvalho, o Rasputin de Subúrbio ou o “Astrólogo” da Virgínia, sem querer ofender os astrólogos obviamente. Lembro que em sua esteira está Steve Bannon e Alexander Dougin proto-fascistas dispostos a implantar uma sociedade sectária e xenófoba. É preciso diferenciar o verdadeiro conservadorismo deste movimento reacionário que se espalha em diversas nações que se dizem civilizadas. Com um ingrediente a mais: com adventos das fakenews, nas redes sociais, deseducando a população mundial, corre-se o risco de sermos introduzidos em uma nova era das trevas: onde a terra será plana e as pessoas não mais vacinarão seus filhos, desconfiando definitivamente da Ciência contemporânea, tudo isto com o devido apoio popular.

É importante lembrar que são três os preceitos conservadores: ceticismo, prudência e tradição. Como dizer que o atual governo é conservador se este não respeita as culturas tradicionais da selva? Os povos ameríndios e a oca são à base de nossa tradição. Estradas e ruas foram construídas sob suas trilhas. Como dizer que este governo é conservador se ele não respeita nosso passado, que também se constitui através da cultura negra, e que foi escravizada tendo como sustentáculo as doutrinas reacionárias de uma cultura exógena a este continente, como o cristianismo ?

Por outro lado, este governo assume o dogma, base da cultura medieval, e abandona o ceticismo que é a referência máxima do pensamento conservador e da Ciência moderna e contemporânea. Conservador é aquele que diz não ao desenvolvimento e põe em dúvida o progresso moderno e a felicidade como fim último deste processo. Por fim, assumir o desenvolvimento incondicional e a supremacia da razão tornando a vida humana insustentável é apenas um ato movido pelo ódio, ressentimento e vaidade humana: nada mais tão imprudente:

“Não passa de um reacionário de quartel que guarda muito mais do ranço positivista do exército brasileiro do que propriamente da mentalidade conservadora que embasa a posição política de pessoas respeitáveis. Eu sou capaz de respeitar um verdadeiro conservador mesmo tendo com ele importantes divergências filosóficas, até porque há pontos em que o liberalismo e o conservadorismo se encontram no ceticismo e na prudência. O que não dá para respeitar é uma horda de reacionários que se diz conservadora sem embasamento filosófico e político. O séquito do Bolsonaro é, para dizer o mínimo, o pior pesadelo de Nelson Rodrigues”. Matheus Leone (Cientista político, brasiliense e liberal. Criador da Revista Vinte&Um):[1]

As redes sociais nos trouxeram os imbecis, o neoconservadorismo nos trouxe o pastiche e o anacronismo! O pior dos mundos!


WELLINGTON LIMA AMORIM é professor universitário e pós-doutor em filosofia pela UFRJ.


[1]https://medium.com/neworder/chamar-bolsonaro-e-seu-s%C3%A9quito-de-conservadores-%C3%A9-uma-ofensa-ao-pr%C3%B3prio-conservadorismo-1693eb5b132a

Categorias:Sem categoria

Marcado como:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.