ARTIGOS

Ozzy Osbourne: sonhar ou morrer?

por Alanis MatzeMbacher

Ele não é autor de livros de autoajuda, não é psicólogo, não é futurista, não é o seu subconsciente, muito menos coach. Não é Deus, mas chega perto de ser um rei. Ele é o príncipe das trevas e o pai do Heavy Metal: Ozzy Osbourne.

O lendário Ozzy, não precisando provar nada a ninguém, divulgou no ano de 2001[1] seu oitavo álbum – Down to Earth, o qual, investido no New Metal, dividiu opiniões.

Down To Earth pode não ser a grande obra-prima de Ozzy, mas foi uma espécie de um porta voz maldito, que chegou para anunciar novos tempos no Heavy Metal.  

Uma das composições do álbum é Dreamer[2]. Misturando rock e balada, a letra remete à introspecção e ao sentimento de esperança, hoje tão impositivos e necessários.

Com tantas tragédias ambientais, urbanas, sociais, culturais, biológicas, políticas e econômicas, Dreamer tenta mostrar o quanto temos que “viver em um sonho de fantasia” para suportar a realidade brutal e trágica na qual poucos ainda enxergam esperança. 

A canção descreve a visão de Ozzy sobre este mundo onde tanto a maioria das pessoas como a própria Terra lutam pela sobrevivência. Assim como experimentamos esperança com a canção Imagine de John Lennon, sonhamos, com Ozzy, tornar diferente esse novo normal que pode ser tudo, menos normal.

Um Brasil sem um palhaço contra os direitos humanos, um Brasil em que não se morre pela cor, um Brasil que cuida da maior floresta tropical do mundo, um Brasil curado da pandemia, um Brasil mais solidário.

Isso se formos capazes de ajudar uns aos outros (“Without each others help there ain’t no hope for us”) como canta, desde as trevas, nosso príncipe Ozzy. Um Brasil com mais Rock n’ Roll, pois até ele parece ter mais esperança que alguns de nós.

ALANIS MATZEMBACHER é acadêmica de Direito (FAE) e participa dos grupos de estudo: O mal estar no Direito, Modernas Tendências do Sistema Criminal, Tribunal do Júri e Direito Penal Econômico.

REFERÊNCIAS

[1] Roadiemetal. Roadie Metal Cronologia: Ozzy Osbourne – Down To Earth (2001). Disponível em: http://roadie-metal.com/8328-2/. Acesso em 05/08/2020.

[2] Vagalume. Dreamer – Ozzy Osbourne. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/ozzy-osbourne/dreamer.html. Acesso em 05/08/2020. 

Categorias:ARTIGOS

Marcado como:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.