Sem categoria

O paradoxo da vigilância: a lição de South Park

por Luiz Eduardo Cani

Na 18ª temporada da famosa comédia situacional (situation comedy – sitcom) South Park um cenário (nem tão) distópico é apresentado no episódio 5 (252 da animação), O arbusto mágico (The magic bush)[i].

Eric Cartman se apropriou do drone do pai de Butters Stotch para espionar os vizinhos quando, de repente, percebeu que a mãe de Craig Tucker estava se trocando em frente à janela, com as cortinas abertas. O nome do episódio se deve ao arbusto da mãe de Craig, gravado por Eric em um vídeo posteriormente publicado na internet.

Após as confusões, de praxe em todos episódios da animação, a vizinhança optou por estabelecer um patrulhamento comunitário para evitar o uso abusivo dos drones. A ideia, aparentemente brilhante naquele momento, resultou em uma cidade infestada de drones para vigiar tudo e todos, a pretexto de evitar abusos.

Isso é o que basta do seriado, pois permite compreender o paradoxo da vigilância: a pretexto de prevenir, contornar ou eliminar um risco, outros riscos são criados. No limite, o incremento da vigilância a pretexto de garantir a segurança aniquila a liberdade, a privacidade e a possibilidade de vigilância.

Eis o ponto fundamental: o incremento desmedido da vigilância esvazia a possibilidade de vigilância. Se se tentar vigiar tudo, quanto se poderá vigiar? Quem estará acompanhando, em tempo real, os sistemas de vigilância?

Esses são dois questionamentos fundamentais da temática. Outros podem ser formulados, mas esses são centrais.

Sem esses questionamentos, se pode ficar refém do processo de comodificação da segurança, por meio do qual um conjunto de informações sem valor é convertido em relatórios de segurança para gerar uma falsa sensação de insegurança que justifique a suposta necessidade de investir em segurança. Assim, a insegurança se torna causa e efeito do processo de comodificação[ii].

LUIZ EDUARDO CANI é doutorando em Ciências Criminais (PUCRS), bolsista da CAPES, professor e advogado.


[i] Disponível em: <https://southpark.cc.com/full-episodes/s18e05-the-magic-bush#source=6154fc40-b7a3-4387-94cc-fc42fc47376e:c6cbd5e3-7eae-4cc3-94b7-119c8d412f99>.

[ii] Sobre o tema: RIGAKOS, George S.. Security/Capital: a general theory of pacification. Edimburgo: Edinburgh University Press, 2016.

Categorias:Sem categoria

Marcado como:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.