ARTIGOS

Não tente argumentar com bolsominions, eles funcionam como os psicóticos

por Vera Lúcia do Amaral

Um dos sintomas mais caros da psicopatologia, quando se estuda as psicoses, é o delírio. Esse é o sintoma mais importante dessas enfermidades mentais.

Popularmente, quando dizemos que uma pessoa “está delirando”, geralmente nos referimos àquelas pessoas que estão falando coisas sem sentido ou absurdas.

O delírio é um pouco isso mesmo, mas é mais que isso. O delírio define a psicose porque é a interpretação que o psicótico faz sobre o seu entorno. No entanto, essa interpretação não condiz em nada com a realidade do mundo onde ele vive. Ou seja, o delirante fala de fato coisas absurdas ou “loucas”, acha que o mundo o persegue ou acha que uma pessoa específica é a causa de todos os problemas do mundo.

Quem já conviveu com psicótico sabe que não adianta argumentar e contrariar o que ele está dizendo. Uma das características fundamentais do delírio é a sua irredutibilidade à argumentação lógica. O pensamento delirante é forte, é definitivo, é irremovível. E é assim porque o delirante construiu o seu mundo dentro dessa realidade paralela. Esse é o seu mundo, os outros é que estão interpretando tudo errado.

Assim, em psiquiatria aprendemos que não adianta em nada tentar “tirar” dos psicóticos aquelas “ideias malucas”. Aquele é o mundo dele! Ele não pode abrir mão daquelas idéeias sob pena de não saber mais explicar o seu mundo, nada mais fazer sentido na sua realidade.

Bem, talvez aqui vocês já estejam compreendendo onde quero chegar: o pensamento da extrema direita bolsonarista é em tudo semelhante ao pensamento delirante. Através do discurso do seu chefe foi se construindo, desde 2018, uma realidade paralela em que o grande perseguidor é Lula, o PT e os “comunistas”. Essas ideias são de tal modo arraigadas e tão fortemente compartilhadas que são – tal qual o delírio – irremovíveis. Não adianta argumentar, não adianta mostrar a falta de lógica do pensamento deles. Não há diálogo com delirantes.

Se o pensamento delirante de um indivíduo é forte, imagine se, hipoteticamente, ele encontra eco e aceitação em um grupo. Isso não acontecem bem com psicóticos, já que cada um tem seu mundo próprio. O grupo passa a se retro-alimentar do delírio, um do outro, e se cria todo um sistema delirante.

É isso que estamos vivendo com bolsominions que insistem em negar a cagada que fizeram.

Por isso, para sua própria saúde mental, não tente argumentar com um bolsominion. Não vai adiantar de nada.

VERA LÚCIA DO AMARAL é psiquiatra, professora universitária e doutora em educação pela UFRN

Categorias:ARTIGOS

Marcado como:

36 respostas »

  1. muito triste isso,a utilização da saúde mental como adjetivo desqualificador. temos que buscar avaliações que evitem mais retrocesso. Por exemplo, portadores de sofrimento emocional não são fascistas nem sociopatas nem criminosos, não são perigosos,
    são apenas excluídos, quando passamos a uma posição higienista já estamos a enterrar a Luta Anti-manicomial em um brejo medieval.
    A sociedade humana é em si vasto sintoma, quando o núcleo psicótico é ativado, em uma regressão, o indivíduo e dos grupos passam a responder segundo os processos primários, assim como toda atividade onírica. temos que discutir isso sem emblematizar a loucura como dogma ao avesso. De um lado a romantização do delírio feito pelo cinema e indústria da cultura, e de outro lado a espúria estigmatização de parte do sistema mental como o sonho, o delírio, etc, convergido ao papel de “funcionamento criminoso”. Agora querem tirar o Bolsonazi porque ele é “insano”, nada mais higienista e aponta a clausura do pensamento em um circuito cada vez mais fechado.

    Curtir

    • Eduardo, entendo muito a sua posição e seria capaz de concordar com você não fosse a imersão conjunta que estamos vivendo. Estamos no mesmo palco, na mesma condição que eles, e o texto da professora, portanto, refere-se a um texto fora do divã, mas para a comunidade que vive o mesmo fora dos consultórios e precisa se conter neste espaço até que a nossa situação se resolva. Então o que consigo perceber é um texto que não deveria ser escrito e assinado, mas dito aos ouvidos de quem confiamos, para – novamente portanto – acalmar essas pessoas e municiar de outras táticas do campo da psicologia. Veja o texto do “Seu madruga” abaixo e como está carregado do que o texto diz.

      Curtir

  2. Estava lendo o texto e você expõe muito bem. Posso até chegar a conclusão de que petistas são psicóticos ao quadrado. Você pode argumentar, mostrar, desenhar que lula é ladrão mas eles não conseguem admitir pois vivem dentro do seu mundo. Não adianta em nada argumentar com eles. Muito obrigado com seu texto e o PT pude ter consciência do quanto é grave a Psicopatologia.

    Curtir

    • “Mas e o PT?”

      Hahaha, seu comentário embasa o texto dela. Queria ver uma defesa do próprio intelecto: “Não, minhas constatações são racionais, minha construção da realidade, minhas narrativas são saudáveis, são confrontadas, tem inúmeras fontes científicas”.

      Ao invés disso: “Mas e o petêêêê!?”

      Nem importa sua mente. Só o PT importa.

      Curtido por 1 pessoa

    • Olha, temos um exemplo vivo de um ser delirante aqui nos comentários. Conte-nos mais sobre o foro de São Paulo e sobre o Vírus do Partido Comunista Chinês. Quando foi a última vez que vc delirou com essas coisas?

      Curtir

  3. Interessante que o código de ética da psiquiatria PROIBE esse tipo de ” análise ” que é tão somente baseada em prosetilismo político.

    Essa tal Vera , caso realmente seja psiquiatria e professora não sabe o que é ética.

    Curtir

  4. Muito bom! Acrescento que o PTismo é um delírio de extrema esquerda. No período PTista, a imprensa era tucana; os mercados eram tucanos; todas as críticas eram de tucanos. Os delirantes bolsonaros consideram a imprensa PTista, os mercados PTistas, todas as críticas são PTistas….Se bem que o bolsonarismo é pré civilizatório. Ainda não tenho certeza se visigodos ou ostrogodos.

    Curtir

  5. Triste ver uma pessoa que fez pós, mestrado e doutorado, ganhou milhares de Reais em bolsas públicas, créditos, dinheiro público para projetos etc, etc, etc… e não soube aproveitar. Escrever ela sabe, só falta escrever algo útil.

    Curtir

    • Concordo em gênero, número e grau com sua exposição de pensamento, Carlos !!! A autora desse texto, se for real, demonstra claramente uma disfunção mental, caracterizada pela psicose elevada ao cubo, atribuída ao que, ela chama de bolsominions… triste isso…

      Curtir

  6. Bolsominions x Esquerdopatas. Vejo que como profissionais da área não nos polarizemos, estendamos o medo, a função e disfunção de cada lado , sem perdemos o equilíbrio. Me espanta em ver uma profissional saindo do seu centro, e tomando partido. Talvez precise trabalhar seus medos inconscientes.

    Curtir

  7. Quem não conhece o dito popular “de médico e louco todo mundo tem um pouco” e não o examinou da ótica da realidade não pode deixar de inferir o quanto é louco o cotidiano.
    O texto é excelente e me levou logo ao passado literário e me esbarrei em Machado de Assis e seu Dr. Bacamamarte que por encontrar tanto louco acabou se internando no próprio manicômio, afinal não era possível ter tantos loucos assim num lugar tao pequeno, mas nao é nossa propria realidade? Achamos loucos os bolsominions, mas também são loucos os esquerdopatas. Gente vamos entender que há a loucura o saudável Não, a sociedade não é sã, é louca. Acreditamos em que? Do que vivemos? Como vivemos? O que fazemos para viver?
    Você acha normal levantar às cinco e retornar as quinze horas para casa? Ser casado com uma mulher ou casada com um homem, ou um aparente homem casar com uma aparente mulher ou vice versa? Até a crença É louca afinal em quê cremos? Só para constar, acreditamos num Deus que nunca vimos, que nos falaram que ele falou como deveríamos agir, mas como acreditamos que ele falou, acreditamos por ouvir falar. Tá bom mas nós cremos ser verdade porque temos fé, mas o que é fé? É a crença em algo sem termos a comprovação de sua existência. Isso é normal?
    São com gente assim que lidamos o tempo todo, gente que nao adianta provas cientificas, gente abnegada seja petista seja bolsonarista.
    Drummond bem soube resumir em seus “simplórios” textos: “a verdade” e “a pedra”. Ora afinal debatemos sobre algo com alguém e no fim sabemos que é pura perda de tempo, estamos encouracados, não vamos aceitar tão simples assim a mudança, perder o nosso direito à loucura? Nem pensar. É como no final cada um de nos não pode, não consegue deter a verdade, pois ela é relativa, vamos ter que continuarmos frustrados e entao penso que aquele senhor é escravo do servo, pois sem o maldito servo não há senhor.

    A Verdade Dividida
    Carlos Drummond de Andrade

    A porta da verdade estava aberta
    mas só deixava passar
    meia pessoa de cada vez.

    Assim não era possível atingir toda a verdade,
    porque a meia pessoa que entrava
    só conseguia o perfil de meia verdade.
    E sua segunda metade
    voltava igualmente com meio perfil.
    E os meios perfis não coincidiam.

    Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
    Chegaram ao lugar luminoso
    onde a verdade esplendia os seus fogos.
    Era dividida em duas metades
    diferentes uma da outra.

    Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
    Nenhuma das duas era perfeitamente bela.
    E era preciso optar. Cada um optou
    conforme seu capricho, sua ilusão, sua miopia.

    Curtir

  8. A alegoria apresentada no texto de Drummond foi perfeita, Robson. Como bolsominions e esquerdopatas coabitam o mesmo território faz-se mister que prestemos atenção no que cada programa em disputa traz de melhor e de pior para todos. Permitamos espreitar pelas portas entreabertas pelos dois extremos. Que cada um use a força de nossas psicopatias para convencer e arrastar os não convictos, mais saudáveis, portanto para atingir e traduzir esse esforço em votos. Afinal vivemos todos sob o teto da desvairada democracia.

    Curtir

  9. Penso que um Nº enorme de eleitores, e até pessoas do governo, não conhece a Constituição de 88. Nem ao menos se deram o trabalho de ler seu Art: 5º Lula nos seus 8 anos de governo a seguiu, então não podemos chamá-lo de comunista e nem o PT, e sim um partido de esquerda. Não tem artigo nenhum que proíba seguir a Deus, acreditar em Deus como o faz o comunismo de Stalin e Lenin. (1917) E o sistema econômico de Lula e Dilma era o neo-liberalimo. No comunismo as pessaos são niveladas pela média. Sempre houve liberdades em todos os sentidos. Pessoalmente se uma pessoa abusa dessa liberdade, não está sendo conivente com o estado; não repeita as leis.. Mas estamos perdendo muito dos nossos direitos e projetos sociais como o SUS. Nesta pandemia dois ministros da justiça demiitiram-se. Cargos estão sendo ocupados por autoridades que nada tem haver, o que prejudica as instituições federativas e a democracia. Acham pouco queimar biomas, animais selvagens e culpar inocentes…Os cientistas alertam para uma provável pandemia muito mais letal, porque o meio ambiente está sendo depredado, mudanças climaticas e frnômenos escatológicos, (arrasadores) matérias primas finitas e os animais das selvas fugindo para as cidades,ocupando, áreas urbanas, porque seus habitats estão sendo explorados por uma minoria de ricos, com ideologias de direita. Eles se locupletam com o dinheiro dos impostos para favorecer os bancos. Procurem se informar…Este comportamento, está sendo chamado de fins dos tempos, ainda não é o fim total do planeta terra, mas trarão muito sofrimento: afetará a economia e a saúde de todos. Mas isto não sensibiliza os mais radicais, acho que é isto, que meu texto simples quis dizer o artigo da Dr Vera Lúcia do Amaral – Psiquiatra, outros assuntos não são da sua especialidade, são da minhas leituras- recomendo mais leituras e um bom recado: “Amar a Deus, ao próximo com a si mesmo” É uma lei de ouro.

    Curtir

    • Concordo… E o pior é que todas essas coisas não terão retorno, ou seja,o que está sendo destruído, depredado, queimado, vendido, não vai ser restaurado em muitos e muitos anos. O legado dos que estão no poder destruindo tudo em busca de um grande lucro vai ficar nas costas de todo o planeta.

      Curtir

    • Você acabou de escrever basicamente o que aconteceu comigo hoje,neste mesmo dia (14/12) onde eu tentei falar sobre a ineficácia da Cloroquina, meu pai começou a afirmar que ela não é um “tratamento” pra covid, e começou a falar que o kit covid ser para “estimular”(?) o sistema imunológico, quando eu pedi estudos ele começou a mudar de assunto, sobretudo começou a vir com teorias conspiratórias (Doria e Sinovac, Agosto de 2019; Virologista alegando que o sars-cov-2 é fabricado;45% do virus era fabricado e et Cetera), das quais menos de 30 minutos de Google e já são desmascaradas, e começou a , basicamente, falar sobre marxismo cultural e George Soros, eu sempre vi aquelas esquetes de humor satirizando bolsominions, nunca pensei que aquilo era realidade…

      Curtir

  10. Sintomas do Bovid-17
    1- Dificuldade em compreender questões complexas
    2- Sem argumentos, coloca sempre a culpa na esquerda
    3- Acredita que Flávio ficou milionário honestamente
    4- Acha que Queiróz sabe vender carros
    5- Atitudes agressivas ao ser contrariado( geralmente paranóia com a vida sexual do outro )
    6- Confusão sobre dados
    econômicos
    7- Repete informações sem pesquisar e não admite estar errado
    8- Acha que os EUA é seu país
    9- Mão no peito ao ver a estátua da liberdade!
    10- Se considera cidadão do bem sem saber o real significado.
    11- Geralmente te bloqueiam por incapacidade intelectual de ouvir uma resposta.
    12- Possui conta fake pra propagar ódio.
    13- Alucinações lunáticas( acredita que vc tem político de estimação) de que realmente te conhece por não apoiar o Bozo.
    14- Comentários infantilizados geralmente terminados com “kkkkkk”, emoji ou gifs
    15- Procuram apoio de outros num “debate” com a mesma mentalidade infantilizada.
    16- Chama globo de lixo, mas n deixa de acompanhar.
    17- Acha normal Flávio dizer que 30 mil e “coisinha” normal em casa quando nem tem casa própria.
    18- Somente acredita em pesquisa quando ela favorece!
    19- Acredita que deve o auxílio ao governo, pois mal sabe que o valor inicial era de 200 reais!
    20- Acha normal a primeira dama receber 89 mil na sua conta.
    21- Acredita no fim da corrupção mesmo quando as notícias provam o contrário.

    Curtir

  11. Muitíssimo interessante estas considerações!
    Mais interessante ainda é o fato de que exatamente o mesmo raciocínio se aplica àqueles que acreditam que todas as mazelas do Brasil são caudadas pelo Bolsonaro, ou àqueles que acreditam que o Lula é honesto e foi perseguido pelo juiz Sérgio Moro , etc!
    CONCLUSÃO : o Brasil é um pais de psicóticos!!!

    Curtir

  12. Triste ver uma psiquiatra fazendo tal avaliação, totalmente política, nada ética. Primeiro opiniões, preferências, convicções e valores em nada pode ser definido como ataque psicotico ou delírio.
    Ver uma médica e professora diagnosticar 70 milhões de habitantes como psicoticos, apenas por seu voto é triste para a medicina e para a educação.
    Segundo , narrativas que são distorções da realidade imputadas aos eleitores a ao próprio Bolsonaro não se apoiam a fatos concretos, adjetivos pejorativos como nazista, homofobico, misógino , facista, gado, torturador, racista, genocida… e agora loucos… São desferidos todos os dias contra eleitores e o próprio Presidente.
    Não se apoiam em fatos concretos. Nunca se viu O PR elogiar financiar ou apoiar Nazismo, nem promover holocausto sendo um dos parceiros mais ativos de Israel.
    Nunca torturou ou financiou torturador ou ditador.
    Nunca promoveu o tão falado golpe militar q a oposição vomita q iria fazer.
    Nunca promoveu extermínio de classe, raça , credo, etnia qquer.
    Nunca atentou ao direito do cidadão homossexual, afrodescendente ou mulheres.
    Nunca promoveu a restrição de liberdades.
    Nunca pregou ou promoveu o controle absoluto pelo Estado como o facismo.
    Tudo isso pessoas como essa médica acusam eleitores e o próprio de fazer e ser… porém a realidade não se mostra assim…
    Seria o caso da Dra. Se perguntar se ela própria não está tendo delírios de distorção da realidade.
    Acusar o PT de todas as mazelas ou perseguidores Tb não seria racional. Porém não é delírio o Estrago de roubos, corrupção, aparelhamento, idiotizacao, doutrinação esquerdista promovida não só pelo PT, mas por vários líderes q flertam com os conceitos esquerdistas. E q Tb se chamam de defensores dos pobres e da igualdade social.
    Todavia PT levou os roubos a níveis NUNCA VISTOS ANTES, Isso de delírio não tem nada. Porque seus roubos, estão demonstrados nos prejuízos das Estatais, nos rombos e empréstimos do BNDES , nas notas mundiais dos estudantes brasileiros da Pátria EDUCADORA. Nos 13 milhões de desempregados e mais 40 milhões de autônomos invisíveis descobertos pela pandemia, q o PT fazia vista grossa.
    A realidade do PT vem junto com bilhões em movimentação financeira, centenas de delacoes e testemunhas e bilhões recuperados aos cofres públicos . Vem com condenações por 3 esferas do judiciário. TODOS SEGUNDO A DRA. SAO PSICOTICOS?
    O PT não é de fato o único vilão, mas foi o maior e mais recente. Portanto nada mais natural do que a população lembrar mais dele. Lembrando q no jogo da corrupção do PT tem político de direita, esquerda, centro….
    Deus me livre de consultar com uma psiquiatra q irá me dar remédio p psicose pq não aceito sexualizacao de crianças, pq não concordo com cotas exclusivas p negros, pq acho um absurdo desrespeitarem vítimas do hocaisto comparando PR com nazista, pq não concordo com obrigatoriedade de vacina, pq não acho inteligente prender surfista pq está no meio do oceano sozinho e colocaria em risco a saúde pública, ou aceitar lockdown gourmet em pais de favelado onde 60% da população não tem saneamento.
    Se isso é ser louco…. psicotico então assim sou eu… louca total. Prefiro assim, do que defender lockdown de favelado, escolas, etc, dizer q salva vidas e ver os estados q fizeram lockdown terem o maior número de mortos e contaminados do país. E AINDA FALAR Q LOCKDOWN SALVOU VIDAS… tvz o vírus de fato seja afetado se cerveja vender só até as 18 hrs.

    Curtir

  13. Texto besta pra mais de metro! Na cabeça da “pesiquiatria” seguidores de Bolsonaro, a quem carinhosamente denomina “bolsominions”, são semelhados a psicóticos! O que será que ela diria dos seguidores do rapineiro, mentiroso e escroque nove-dedos?

    Curtir

  14. Curiosa a tese dessa dita psiquiatra! Para ela, seguidores do bolsonaro são semelhados a psicóticos! Esse deve ser o mais sensacional diagnóstico em grupo jamais ousado pela psicologia! Essa merece o prêmio ignóbil. O mistério a ser esclarecido seria conferir como seria a avaliação dos fascinados pelo nove-dedos!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.